data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)/
Santa Maria confirmou mais nove novos casos da variante Delta e, com isso, já são 15 casos da cepa de origem indiana na cidade. A informação foi confirmada pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, em entrevista ao vivo na manhã desta sexta-feira no programa Bom Dia, Cidade, na Rádio CDN.
Santa Maria tem duas ações de vacinação nesta sexta-feira
Conforme Ana Paula, a Secretaria de Saúde municipal foi notificada dos novos casos nesta semana pelo Laboratório de Bioinformática aplicada à Microbiologia Clínica, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que integra a vigilância genômica estadual e faz o sequenciamento genético do coronavírus.
Com vacinação, RS tem menor número de casos e óbitos desde junho de 2020
- Já era esperado que começássemos a ter um numero maior de casos identificados no município. Desde julho, em parceria com a UFSM, nós fazemos a vigilância genômica e ampliamos os critérios, na medida em que esse sequenciamento foi sendo realizado. Isso tem permitido uma identificação desta variante aqui no município. A gente tinha a perspectiva de que isso aconteceria, mas viemos monitorando essas pessoas e reforçando com a população para continuar com os cuidados - destaca.
Entre sexta e sábado, a prefeitura deve notificar oficialmente a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre os casos. De acordo com a secretária adjunta, não há nenhuma pessoa internada com a variante Delta em Santa Maria. Ainda, segundo Ana Paula, seriam nove casos ativos da variante na cidade. No entanto, os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelo Centro de Referência Municipal da Covid-19.
- Alguns já encerraram o ciclo. Temos esses casos ativos, mas os demais já estão bem. A gente faz o monitoramento familiar destas pessoas, temos buscado os contactantes próximos, seja do domicílio ou do trabalho, para testar, e monitoramos. Muitos já passaram do período de contágio e isolamento, e já retornaram para suas atividades. Mas temos alguns que estão isolados em domicílio e não tiveram nenhum agravamento. O monitoramento destes casos é feito por contato telefônico - explica Ana Paula.
Ainda de acordo com a secretária adjunta, na próxima segunda-feira, véspera de feriado, serão feitas ações de vacinação contra a Covid-19 para primeira e segunda dose, principalmente para quem está com a vacina da Astrazeneca/Oxford em atraso.
- Uma das situações que temos visto, e que os estudos têm mostrado, é a importância para a vacinação na condução do aparecimento destas novas variantes. A gente sabe, e temos percebido, que isso vai ser menos traumático nos municípios e nos países em que a vacinação está aumentando e onde tem uma cobertura maior do esquema vacinal completo - finaliza.
ESTADO
Na última quarta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmou mais 19 casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isto, o Estado contabiliza 87 casos confirmados da cepa de origem indiana, mais 148 prováveis delta aguardando confirmação, totalizando 235 amostras.
A maneira de evitar o contágio ainda é a mesma em relação aos tipos de coronavírus já existentes anteriormente. Deve-se evitar aglomerações, arejar bem os ambientes, utilizar máscara e manter a a higiene das mãos. Além disso, diferente do começo da pandemia, há uma forte aliada: a vacinação.
TESTAGEM E SINTOMAS
Os sintomas leves, semelhantes a um resfriado, também podem ser sentidos por quem já foi vacinado. Nos casos mais tênues, pode nem haver registro de febre. Por isso, a orientação é que as pessoas procurem o serviço público e façam o teste, para sempre confirmar ou descartar as suspeitas. Entre os sintomas comuns estão coriza, tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, dor de cabeça, alteração de olfato e alteração de paladar. Pessoas sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com positivados podem fazer o teste.
LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS PARA REALIZAR OS TESTES DE DIAGNÓSTICO DA COVID-19
Região Oeste
- ESF Roberto Binato - De segunda a sexta-feira, das 10h30min às 11h30min
- UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek) - Sextas-feiras, das 7h30min às 10h
- ESF Alto da Boa Vista - Quintas-feiras, às 10h
- ESF Vitor Hoffmann (Vila Rossi) - Quartas-feiras, das 8h30min às 9h30min
- ESF Parque Pinheiro Machado - Terças-feiras, das 16h às 16h40min / Quintas-feiras, das 11h às 11h40min
- UBS Ruben Noal (Bairro Tancredo Neves) - Terças-feiras, das 8h ao meio-dia / Quintas-feiras, das 13h às 15h
Região Norte
- UBS Kennedy - Quintas-feiras, das 8h30min às 10h
- ESF Kennedy - Terças-feiras, das 8h30min às 10h
- UBS Joy Betts (Bairro Perpétuo Socorro) - Terças-feiras, das 9h às 11h
- ESF Bela União - Terças-feiras, das 14h às 16h30min / Quintas-feiras, das 10h às 11h30min
Região Nordeste
- ESF Itararé - Quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min
- UBS Waldir Mozzaquatro - Quartas-feiras, das 9h às 11h
Região Centro
- Policlínica José Erasmo Crossetti - De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 15h
- ESF Lídia - Segundas-feiras, das 16h às 17h / Terças e quartas-feiras, das 11h ao meio-dia
- UBS Centro Social Urbano - Terças e quintas-feiras, das 13h às 14h
- UBS Dom Antônio Reis - Quartas-feiras, das 9h às 10h
Região Leste
- UBS Wilson Paulo Noal - Segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h
- ESF São José - Segundas-feiras, das 13h30min às 14h30min / Quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min
- ESF São Francisco (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon) - Segundas-feiras, das 14h às 16h / Quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h30min
- ESF Maringá (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon) - Pela manhã, conforme demanda
Região Sul
- ESF Urlândia - Segundas e quintas-feiras, das 10h às 11h
- ESF Passo das Tropas - Segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h
- ESF Santo Antão - Pela manhã, conforme demanda
- ESF São João - Quintas-feiras, às 14h
- UBS Felício Bastos, distrito de Boca do Monte - Segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 11h45min
- ESF Oneyde de Carvalho - Exames em gestantes, conforme agendamento
Centro de Referência Municipal da Covid-19
- Atendimentos - De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 18h
- Coletas de exames - De segunda-feira a sábado, das 8h30min às 11h15min, e de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min
- Onde - Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
- Contato - (55) 3220-0390 e (55) 99128-9893 (somente WhastApp)